Engenheiros ambientais e sanitaristas reúnem-se para criar associação

Profissionais ligados as engenharias Ambiental e Sanitária estão se preparando para criar uma Associação própria com o objetivo de garantir uma atuação mais eficaz na valorização da categoria, adquirindo assim uma maior representatividade junto ao Sistema Confea/Crea.

Mas antes que isso se concretize, uma mobilização de engenheiros, integrantes da comissão organizadora da Alesa (Associação Alagoana de Engenheiros Sanitaristas e Ambientais), está convocando profissionais, para no próximo dia 5 de dezembro, às 19h, no auditório do Crea-AL, a fim de discutir a fundação da entidade.

O encontro será dedicado a leitura e discussão do estatuto da nova entidade; formação das comissões especializadas; levantamento de gastos e discussão de temas pertinentes ligados ao assunto. Após os trâmites, o próximo passo será um novo encontro no dia 31 de janeiro, Dia do Engenheiro Ambiental, que será a assembleia geral de fundação da associação, que deverá atender os 110 profissionais ativos em Alagoas.

De acordo com Liz Araújo, engenheira ambiental e sanitarista e membro da associação, a ideia existe desde 2016, mas agora é o momento oportuno para transformar a iniciativa em realidade. “Tivemos algumas conversas dois anos atrás e viemos amadurecendo a ideia de lá pra cá. Sentimos que agora é o momento de fortalecer a nossa categoria, e nosso primeiro encontro na Soea foi muito produtivo. Agora estamos colocando tudo em prática e precisamos do apoio dos nossos profissionais”, afirmou.

Soea e a Federação Nacional

Durante a 75ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (Soea), que aconteceu em Maceió-AL em agosto deste ano, 20 entidades de classe se reuniram para fundar a Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária, a FNEAS. A cerimônia de fundação foi prestigiada pelo Presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), o engenheiro civil Joel Krüger, e pelo vice-presidente da Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP), o engenheiro Fernando Santos. Assim como a Alesa, a nova entidade também busca representatividade e fortalecimento da categoria no Sistema, pautando sobretudo uma agenda nacional das questões profissionais da Engenharia Ambiental e Sanitária.

 

Fonte: http://crea-al.org.br/2018/11/engenheiros-ambientais-e-sanitaristas-reunem-se-para-criar-associacao/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *