Semana do Clima da América Latina e Caribe 2019

Nos dias 19 e 23 de Agosto de 2019 na cidade de Salvador – Ba aconteceu a “Semana do Clima da América Latina e Caribe 2019”, evento produzido pela ONU – Organização das Nações Unidas com o apoio da Prefeitura Municipal e a Secretaria Cidade Sustentável, Inovação e Resiliência (SECIS).
O evento teve como objetivo, o de verificar as ações implementadas visando o cumprimento das metas do Acordo de Paris, bem como discutir e trocar experiências entre governos, profissionais, pesquisadores e estudantes sobre a temática da Mudança do Clima.
O engenheiro ambiental e secretário da SECIS – Salvador, André Fraga, destacou a importância do evento para a cidade e, principalmente para confirmar a necessidade de ampliar o debate sobre a crise climática, de forma propositiva e científica.
Durante o evento, foi lançado o Painel do Clima de Salvador, onde 10 câmaras temáticas reuniram pesquisadores, cientistas e técnicos para estudar e discutir ações, propostas e soluções para a cidade de Salvador.
Na oportunidade, o presidente da ABEnA (Associação Baiana de Engenharia Ambiental) e pesquisador, Victor Vieira, apresentou a câmara temática de Energias Renováveis e Eficiência Energética, que ele coordena junto a outros pesquisadores.
Numa abordagem sobre “Os caminhos para adaptação, mitigação e resiliência urbana”, Victor destacou o momento de transição energética, a necessidade de diversificação da matriz energética mundial, sobretudo brasileira, e a governança compartilhada, onde as políticas públicas podem e devem ser as indutoras da sustentabilidade.
Nesse primeiro dia de evento tive-se palestras e debates de alto nível, espera-se que dele surjam idéias factíveis que possam ser aplicadas na cidade de Salvador e replicadas para outras, ajudando assim, o Brasil a alcançar as metas traçadas no Acordo de Paris e nos compromissos próprios assumidos pela Cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *