Projeto desenvolvido pelo curso de Engenharia Ambiental da Uniuv é apresentado no 25º. Fórum de Docentes do CREA-PR e classificado em segundo lugar no Prêmio “Inovação e Boas Práticas nas Instituições de Ensino

No dia 21 de setembro de 2018, durante o 25º. Fórum de Docentes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná – CREA-PR, ocorreu a divulgação do Prêmio “Inovação e Boas Práticas nas Instituições de Ensino”, do CREA-PR. O Centro Universitário de União da Vitória – Uniuv foi classificado em segundo lugar pelo desenvolvimento do Projeto de extensão “Química Verde: formando cidadãos conscientes com o meio ambiente”, coordenado pela professora Flávia Moissa e vinculado ao curso de Engenharia Ambiental, e concorreu com projetos de Instituições de Ensino de todo o Estado do Paraná.

 WhatsApp Image 2018-09-21 at 12.39.26.jpeg

O Projeto é desenvolvido desde o início de 2017, contando com a participação de acadêmicos bolsistas do curso de Engenharia Ambiental, e tem como objetivo conscientizar a população dos municípios da região de União da Vitória por meio da realização de oficinas junto a escolas e entidades, as quais abordam a importância do descarte adequado do óleo de cozinha usado e as consequências do descarte incorreto, bem como ensinam, de forma prática, a produzir o sabão ecológico.

 

WhatsApp Image 2018-09-21 at 12.39.45.jpeg

 

Por meio do projeto foi produzido um folder explicativo que contém a receita de confecção do sabão, possibilitando a utilização do óleo de cozinha em casa e a redução da contaminação do meio ambiente pelo descarte incorreto do óleo. Ainda, por meio do projeto foram instalados pontos de coleta de óleo na Uniuv, os quais estão acessíveis para a comunidade acadêmica e toda a população da região. O óleo coletado é utilizado na confecção de sabões, os quais são distribuídos em eventos e ações da Uniuv, em troca do descarte do óleo de cozinha. Desde o início do desenvolvimento do projeto, foram coletados cerca de 1.500 litros de óleo e produzidos cerca de 3.000 sabões.

 

Na edição anterior do Fórum de Docentes, ocorrida em 2017, a Uniuv recebeu o Prêmio como primeira colocada pela realização do Projeto Rio Limpo, também vinculado ao curso de Engenharia Ambiental. 

 

A Uniuv está localizada no município de União da Vitória – PR, o qual faz parte da área de abrangência da Associação Centro-Sul Paranaense dos Engenheiros Ambientais – ACSPEA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *