DIRETORIA 2018-2021

Renato Muzzolon Jr. (APEAM/PR)

Presidente
Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (2007), Engenharia de Segurança do Trabalho – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR (2009) e MBA em Gestão Ambiental – Universidade Federal do Paraná (2010). Atualmente gerencia a equipe de Supervisão e gestão ambiental do Contorno Rodoviário de Florianópolis. Foi presidente da Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais – APEAM por duas gestões (2011-2013/2014-2015), diretor de valorização profissional da Associação Nacional dos Engenheiros Ambientais – ANEAM ( 2012-2016), conselheiro titular na Câmara Especializada de Engenharia Civil – CEEC do CREAPR por dois mandatos ( 2013-2015/ 2016-2018).Coordenador da Comissão de Meio Ambiente do CREAPR ( 2015). Membro da Comissão de Educação e Atribuição Profissional ( 2013-2018). Presidente da Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária – FNEAS (2018-2021).

Liane de Moura Fernandes Costa (AEAS-DF)

VICE-PRESIDENTE

Vice-presidente da Associação dos Engenheiros Ambientais e Sanitaristas do Distrito Federal (2019-2022).

Graduada em Engenharia Ambiental (2007). Licenciada em Educação Profissional (2018). Graduada em Engenharia Civil (2019). Especialista em Construções Sustentáveis (2014). Engenheira na CONCREMAT Engenharia e Tecnologia. Atuou como Coordenadora de Gestão Ambiental na Coordenação-Geral de Gestão Ambiental e Territorial da Diretoria de Planejamento, Gestão e Projetos Especiais da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura. Foi Professora Substituta do Curso Técnico em Controle Ambiental no IFB, Campus Samambaia, ministrando aulas nas componentes curriculares de Tratamento de Água, Introdução ao Controle Ambiental e Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Foi Oficial Técnica Temporária atuando na Seção de Meio Ambiente da Diretoria de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente (DPIMA) do Departamento de Engenharia e Construção (DEC) do Exército Brasileiro (2010-2018).

Áquila Levindo (AGEAMB/GO)

Secretário-geral

Engenheiro Sanitarista e Ambiental pela UFG. Especialista em Docência Universitária pela FCV – Paraná. Foi presidente na AGEAMB na gestão 2019-2020. Foi conselheiro no CREA-GO de 2017 a 2019, onde foi Coordenador da Comissão de Desenvolvimento Sustentável (2018) e 2º Vice-presidente (2019).

Atualmente é Assessor Institucional no CREA-GO. Além de ser Conselheiro do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, Conselheiro no Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte, Conselheiro no Conselho Consultivo da APA do Ribeirão João Leite, Diretor no Sindicato dos Engenheiros no Estado de Goiás e Secretário Geral na Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária – FNEAS (2018-2021).

Giuliano Battisti (APEA/ES)

Diretor de Política Profissional

Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Gestor Empresarial, Especialista em Gestão do Agronegócio, Eletrotécnico industrial.
Sócio e Responsável Técnico da empresa AMMODO Consultoria Empresarial; Diretor Administrativo do CREA-ES gestão 2018-2019; Conselheiro do CREA ES – Conselho Regional de Engenharia do ES; Atuou como Conselheiro da Câmara de Engenharia de Segurança do Trabalho do CREA-ES, Conselheiro na Câmara de Engenharia Civil do CREA-ES, Diretor da Federação Nacional de Engenharia Ambiental e Sanitarista-FNEAS, Presidente da APEA-ES – Associação de Engenharia Ambiental do Espírito Santo gestão 2017-2019. Atuação em Perícia Ambiental, Especialista e condutor de Estudos Ambientais de todos os portes, Auditor e Consultor em elaboração e implantação em Sistema de Qualidade ISO 9001, ISO 14001, RDC ANVISA, com experiência em PRODFOR. Consultor e Instrutor do SEBRAE-ES – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo nas áreas de Gestão da Produção e Qualidade, Gestão Ambiental, de Segurança do Trabalho e Planejamento Estratégico Empresarial e Plano de Negócio; Consultor do Sebraetec nas áreas de Inovação, Tecnologia, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho; Consultor e Gerente de Projetos na empresa Atol Consultoria Ambiental. Engenheiro contratado na Secretaria Municipal de Meio Ambiente – PMV.

Elizene Sarmento (AEASPA/PA)

Diretora administrativo e financeiro

Formada em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual do Pará – UEPA/PA (2006) e em Engenheira de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Franca – UNIFRAM/SP (2009). Também possui especializações em Pericia, Auditoria e Gestão Ambiental pela Fundação Osvaldo Cruz- FOC/SP (2008) e Sistema Mínero Metalúrgicos pela Universidade Federal de Ouro Preto/MG.

É sócia-proprietária na empresa Ecomab e exerce a função de engenheira ambiental e de engenheira de segurança do trabalho em empresas de pequeno, médio e grande porte na região há mais de 13 anos, agregando em seu portifólio experiências numa diversidade de atividades e processos produtivos.

Em 2018 foi eleita presidente da Associação de Engenheira Ambientais do Sul e Sudeste do Pará – AEASPA/PA (2018/2020) depois de ter sido vice-presidente durante a gestão anterior (2015/2018). Hoje está como diretora administrativa financeira da Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária – FNEAS (2018-2021).

Luiz Henrique (ACEAMB/SC)

Diretor de relações Institucionais

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC (2012).

CEO e co=fundador da empresa Azteca Software, especializada em sistemas para gestão ambiental.

Conselheiro estadual CREA/SC.

Conselheiro de Meio Ambiente do Município de Criciúma/SC.

Rodolfo Alves (AEAMB/PE)

Diretor social

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Maurício de Nassau – UNINASSAU (2014), Pós Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho – Universidade Maurício de Nassau – UNINASSAU (2015) e Especialização em Gestão e Controle de Áreas Contaminadas por Resíduos Sólidos – Universidade Católica de
Pernambuco – UNICAP (2019).

Vice presidente na primeira gestão (2015-2018, está como presidente em exercício da Associação dos Engenheiros Ambientais e sanitaristas de Pernambuco – AEAMBSPE (2019-2021), vice presidente estadual da Associação Nacional dos Engenheiros Ambientais – ANEAM (2016-2017), Inspetor Coordenador do CREA-PE (2016-2021). Diretor Social da Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária – FNEAS (2018- 2021).

Atualmente compõem a equipe de Fiscalização de Obras e SMS da Gerência de
Engenharia Leste – Nordeste da Petrobras Distribuidora em Suape – Ipojuca – PE.

CONSELHO FISCAL 2018-2021

Itamar Oliveira

Titular

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Tocantins (UFT-2010), Especialista em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental pelo Instituto Goiano de Pós-Graduação (IPOG, 2014), Mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial Pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO, 2017) e Especialista em Saúde e Saneamento Rural pela Universidade Federal de Goiás (UFG, 2020).

Ex-Conselheiro do CREA-GO, foi da Associação Goiana de Engenheiros Ambientais por duas gestões (2013-2018), foi 2º Vice-Presidente da Associação Nacional de Engenheiros Ambientais (ANEAM, 2012-2017), compõe o Conselho Fiscal da AEAS-DF e da ARJEAS.

Nos dias de hoje atua enquanto Especialista de Engenharia Ambiental pelo Instituto Áquila de Gestão no Programa João Pessoa Sustentável, na cidade de João Pessoa-PB e é CEO da Dínamo Consultoria, engenharia e meio ambiente.

Itamar Xavier (AMBTO/TO)

Titular

Possui graduação em Engenharia Ambiental – UNITINS, Mestrado em Gestão e Auditoria Ambiental – Universitat Politecnica de Catalunya e Especialização em Planejamento Urbano e Ambiental UFT. É Engenheiro Ambiental efetivo da Prefeitura de Palmas. Tem experiência em Planejamento Ambiental Urbano e Recursos Hídricos, atuando em políticas públicas de Plano Diretor, Plano de Saneamento Ambiental, Planejamento e Desenvolvimento Regional, Plano de Bacias Hidrográficas e Consórcios Intermunicipais. Está Como Diretor Geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA-TO, a MUTUA-TO; está como Conselheiro na Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária – FNEAS. Está como membro representante do município de Palmas no Comitê da Bacia Hidrográficas do Lago de Palmas – CBHLP; está como Coordenador do Fórum Tocantinense de Bacias Hidrográficas e Membro do Colegiado Coordenador do Fórum Nacional de Bacias Hidrográficas – FNCBH; está como Diretor da região Norte da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas – REBOB e Diretor Técnico do Consórcio Intermunicipal Para a Gestão Compartilhada da Bacia Hidrográfica do Médio Tocantins CI-LAGO.

Vitor Vieira (ABENA/BA)

Titular

Engenheiro Ambiental pela Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador/BA, Doutor e Mestre em Geologia Ambiental, Recursos Hídricos e Hidrogeologia pela Universidade Federal da Bahia. Professor na Universidade Salvador (UNIFACS). Atualmente coordena e leciona no Programa de Pós-Graduação em Energia (Especialização e Mestrado). É também Sócio-Diretor da Geo Innova Ltda, uma startup de base tecnológica que presta serviços de consultoria especializada aos setores de energia e meio ambiente e realiza projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Integra o Capital Intelectual – Instituto Interdisciplinar de Pesquisa e Desenvolvimento (C3I) e é Pesquisador do Grupo de Pesquisa Aplicada Multidisciplinar e Desenvolvimento Tecnológico para Produção de Petróleo e Gás em Bacias Maduras e Áreas Marginais (CNPq) na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

É o atual presidente da ABEnA (Associação Baiana de Engenharia Ambiental) e também Conselheiro Suplente na Câmara Especializada de Engenharia Civil no CREA-BA.

Paula Pinheiro (ASPEA/PA)

Suplente

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Pará (2006) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2010). Doutorado no Programa de Pós Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia – Rede BIONORTE. Atualmente é Docente na Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência em análises espaciais e gestão de Unidades de Conservação. Avaliação de Impacto Ambiental e Análise de Riscos Ambientais. Já elaborou diversos Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Plano de Gestão Municipal de Resíduos Sólidos. Participa de grupos de pesquisas sobre Planejamento e Modelagem Ambiental na Amazônia. É Conselheira do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA/PA, Perito Ambiental Judicial e Presidente da Associação dos Profissionais de Engenharia Ambiental do Estado do Pará.