Renato Muzzolon Jr. (APEAM/PR)

Renato Muzzolon Jr. (APEAM/PR)

Presidente

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (2007), Engenharia de Segurança do Trabalho – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR (2009) e MBA em Gestão Ambiental – Universidade Federal do Paraná (2010). Atualmente gerencia a equipe de Supervisão e gestão ambiental do Contorno Rodoviário de Florianópolis.

Foi presidente da Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais – APEAM por duas gestões (2011-2013/2014-2015), diretor de valorização profissional da Associação Nacional dos Engenheiros Ambientais – ANEAM ( 2012-2016), conselheiro titular na Câmara Especializada de Engenharia Civil – CEEC do CREAPR por dois mandatos ( 2013-2015/ 2016-2018).Coordenador da Comissão de Meio Ambiente do CREAPR ( 2015). Membro da Comissão de Educação e Atribuição Profissional ( 2013-2018). Presidente da Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária – FNEAS (2018-2021).

Liane de Moura Fernandes Costa (AEAS-DF)

Liane de Moura Fernandes Costa (AEAS-DF)

Vice-Presidente

Vice-presidente da Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária – FNEAS (2019-2021).

Vice-presidente da Associação dos Engenheiros Ambientais e Sanitaristas do Distrito Federal (2019-2022).

Graduada em Engenharia Ambiental (2007). Licenciada em Educação Profissional (2018). Graduada em Engenharia Civil (2019). Especialista em Construções Sustentáveis (2014). Atua como Coordenadora de Gestão Ambiental na Coordenação-Geral de Gestão Ambiental e Territorial da Diretoria de Planejamento, Gestão e Projetos Especiais da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura.

Foi Oficial Técnica Temporária atuando na Seção de Meio Ambiente da Diretoria de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente (DPIMA) do Departamento de Engenharia e Construção (DEC) do Exército Brasileiro (2010-2018). Foi Professora Substituta do Curso Técnico em Controle Ambiental no IFB, Campus Samambaia, ministrando aulas nas componentes curriculares de Tratamento de Água, Introdução ao Controle Ambiental e Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Áquila Levindo (AGEAMB/GO)

Áquila Levindo (AGEAMB/GO)

Secretário-geral

Possui graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Goiás (2016), Pós-Graduando em Docência Universitária (FCV). Atualmente é Consultor Ambiental Pleno e Perito Judicial Ambiental.
É o atual presidente na Associação Goiana de Engenheiros Ambientais – AGEAMB na gestão 2019 a 2021, conselheiro do Comitê de Bacia Hidrográfica do Paranaíba, conselheiro titular na Câmara Especializada de Engenharia Civil e Agrimensura – CEECA do CREAGO. Coordenador da Comissão de Desenvolvimento Sustentável do CREAGO (2018). Diretor no Sindicato dos Engenheiros no Estado de Goiás. Secretário Geral da Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária – FNEAS (2018-2021).

Giuliano Battisti (APEA/ES)

Giuliano Battisti (APEA/ES)

Diretor de Política Profissional

Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Gestor Empresarial, Especialista em Gestão do Agronegócio, Eletrotécnico industrial.
Sócio e Responsável Técnico da empresa AMMODO Consultoria Empresarial; Diretor Administrativo do CREA-ES gestão 2018-2019; Conselheiro do CREA ES – Conselho Regional de Engenharia do ES; Atuou como Conselheiro da Câmara de Engenharia de Segurança do Trabalho do CREA-ES, Conselheiro na Câmara de Engenharia Civil do CREA-ES, Diretor da Federação Nacional de Engenharia Ambiental e Sanitarista-FNEAS, Presidente da APEA-ES – Associação de Engenharia Ambiental do Espírito Santo gestão 2017-2019. Atuação em Perícia Ambiental, Especialista e condutor de Estudos Ambientais de todos os portes, Auditor e Consultor em elaboração e implantação em Sistema de Qualidade ISO 9001, ISO 14001, RDC ANVISA, com experiência em PRODFOR. Consultor e Instrutor do SEBRAE-ES – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo nas áreas de Gestão da Produção e Qualidade, Gestão Ambiental, de Segurança do Trabalho e Planejamento Estratégico Empresarial e Plano de Negócio; Consultor do Sebraetec nas áreas de Inovação, Tecnologia, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho; Consultor e Gerente de Projetos na empresa Atol Consultoria Ambiental. Engenheiro contratado na Secretaria Municipal de Meio Ambiente – PMV.

Elizene Sarmento (AEASPA/PA)

Elizene Sarmento (AEASPA/PA)

Diretora administrativo e financeiro

Formada em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual do Pará – UEPA/PA (2006) e em Engenheira de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Franca – UNIFRAM/SP (2009). Também possui especializações em Pericia, Auditoria e Gestão Ambiental pela Fundação Osvaldo Cruz- FOC/SP (2008) e Sistema Mínero Metalúrgicos pela Universidade Federal de Ouro Preto/MG.

É sócia-proprietária na empresa Ecomab e exerce a função de engenheira ambiental e de engenheira de segurança do trabalho em empresas de pequeno, médio e grande porte na região há mais de 13 anos, agregando em seu portifólio experiências numa diversidade de atividades e processos produtivos.

Em 2018 foi eleita presidente da Associação de Engenheira Ambientais do Sul e Sudeste do Pará – AEASPA/PA (2018/2020) depois de ter sido vice-presidente durante a gestão anterior (2015/2018). Hoje está como diretora administrativa financeira da Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária – FNEAS (2018-2021).

Luiz Henrique (ACEAMB/SC)

Luiz Henrique (ACEAMB/SC)

Diretor de relações Institucionais

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC (2012).

CEO e co=fundador da empresa Azteca Software, especializada em sistemas para gestão ambiental.

Conselheiro estadual CREA/SC.

Conselheiro de Meio Ambiente do Município de Criciúma/SC.

Rodolfo Alves (AEAMB/PE)

Rodolfo Alves (AEAMB/PE)

Diretor social

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Maurício de Nassau – UNINASSAU (2014), Pós Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho – Universidade Maurício de Nassau – UNINASSAU (2015) e Especialização em Gestão e Controle de Áreas Contaminadas por Resíduos Sólidos – Universidade Católica de
Pernambuco – UNICAP (2019).

Vice presidente na primeira gestão (2015-2018, está como presidente em exercício da Associação dos Engenheiros Ambientais e sanitaristas de Pernambuco – AEAMBSPE (2019-2021), vice presidente estadual da Associação Nacional dos Engenheiros Ambientais – ANEAM (2016-2017), Inspetor Coordenador do CREA-PE (2016-2021). Diretor Social da Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária – FNEAS (2018- 2021).

Atualmente compõem a equipe de Fiscalização de Obras e SMS da Gerência de
Engenharia Leste – Nordeste da Petrobras Distribuidora em Suape – Ipojuca – PE.

CONSELHO FISCAL

Itamar Oliveira (AGEAMB/GO)

Itamar Oliveira (AGEAMB/GO)

Titular

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Tocantins (UFT-2010), Especialista em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental pelo Instituto Goiano de Pós-Graduação (IPOG, 2014), Mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial Pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO, 2017) e atualmente está cursando Especialização em Saúde e Saneamento Rural pela Universidade Federal de Goiás (UFG, 2020 previsão).

Atualmente é suplente no plenário e na Câmara Especializada de Engenharia Civil e Agrimensura do CREA-GO, foi da Associação Goiana de Engenheiros Ambientais por duas gestões (2013-2018), foi 2º Vice-Presidente da Associação Nacional de Engenheiros Ambientais (ANEAM, 2012-2017).

Nos dias de hoje atua enquanto Assessor Técnico Sênior na ADASA (Agência de Regulação Água, Saneamento e Energia do Distrito Federal), na Superintendência de Resíduos Sólidos, Gás e Energia, na cidade de Brasília-DF.

Itamar Xavier (AMBTO/TO)

Itamar Xavier (AMBTO/TO)

Titular

Possui graduação em Engenharia Ambiental – UNITINS, Mestrado em Gestão e Auditoria Ambiental – Universitat Politecnica de Catalunya e Especialização em Planejamento Urbano e Ambiental UFT. É Engenheiro Ambiental efetivo da Prefeitura de Palmas. Tem experiência em Planejamento Ambiental Urbano e Recursos Hídricos, atuando em políticas públicas de Plano Diretor, Plano de Saneamento Ambiental, Planejamento e Desenvolvimento Regional, Plano de Bacias Hidrográficas e Consórcios Intermunicipais. Está Como Diretor Geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA-TO, a MUTUA-TO; está como Conselheiro na Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária – FNEAS. Está como membro representante do município de Palmas no Comitê da Bacia Hidrográficas do Lago de Palmas – CBHLP; está como Coordenador do Fórum Tocantinense de Bacias Hidrográficas e Membro do Colegiado Coordenador do Fórum Nacional de Bacias Hidrográficas – FNCBH; está como Diretor da região Norte da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas – REBOB e Diretor Técnico do Consórcio Intermunicipal Para a Gestão Compartilhada da Bacia Hidrográfica do Médio Tocantins CI-LAGO.

Vitor Vieira (ABENA/BA)

Vitor Vieira (ABENA/BA)

Titular

Engenheiro Ambiental pela Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador/BA, Doutor e Mestre em Geologia Ambiental, Recursos Hídricos e Hidrogeologia pela Universidade Federal da Bahia. Professor na Universidade Salvador (UNIFACS). Atualmente coordena e leciona no Programa de Pós-Graduação em Energia (Especialização e Mestrado). É também Sócio-Diretor da Geo Innova Ltda, uma startup de base tecnológica que presta serviços de consultoria especializada aos setores de energia e meio ambiente e realiza projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Integra o Capital Intelectual – Instituto Interdisciplinar de Pesquisa e Desenvolvimento (C3I) e é Pesquisador do Grupo de Pesquisa Aplicada Multidisciplinar e Desenvolvimento Tecnológico para Produção de Petróleo e Gás em Bacias Maduras e Áreas Marginais (CNPq) na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

É o atual presidente da ABEnA (Associação Baiana de Engenharia Ambiental) e também Conselheiro Suplente na Câmara Especializada de Engenharia Civil no CREA-BA.

Natália Pinheiro (AMEA/MA)

Natália Pinheiro (AMEA/MA)

Suplente

Doutoranda em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP. Mestre em Sustentabilidade de Ecossistemas pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA (2014) e Bacharel em Engenharia Ambiental pela Universidade Ceuma – UNICEUMA (2011). Está cursando a Especialização em Geoprocessamento pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Atualmente é professora de cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Ceuma, com pesquisas no ramo da Engenharia Ambiental e Sanitária. Possui atuação na área operacional da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA. Está como presidente da Associação Maranhense dos Engenheiros Ambientais (AMEA).

Heloisa Pontarolo (ACSPEA/PR)

Heloisa Pontarolo (ACSPEA/PR)

Suplente

Engenheira Ambiental pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) e pós graduanda em Direito Ambiental pela Universidade Estácio de Sá. Possui competência em licenciamento ambiental, controle e monitoramento ambiental de obras, desenvolvimento e aplicação de procedimentos operacionais de Centro de Tratamento de Resíduos, englobando aterro sanitário, unidade de recicláveis e de compostagem.

Tem experiência na gerência de atividades operacionais e administrativas de empreendimento modelo em destinação de resíduos não perigosos, com metodologia operacional diferenciada e inovadora, atingindo grandes resultados na minimização de impactos ambientais e com foco no monitoramento ambiental contínuo. No momento atua no setor industrial, desenvolvendo metodologias sustentáveis a serem aplicadas na unidade e gerencia as operações de gestão de resíduos da unidade, bem como o controle documental e atendimento de condicionantes. É Presidente da ACSPEA, a qual é uma entidade de classe na região centro sul do Paraná sem fins lucrativos, fomentando atividades de representatividade e valorização da profissão do Engenheiro Ambiental e da equidade de gênero. Realiza a gestão de equipe da diretoria e estimula eventos e discussões da área ambiental objetivando o desenvolvimento cada vez mais sustentável da sociedade.

Paula Pinheiro (ASPEA/PA)

Paula Pinheiro (ASPEA/PA)

Suplente

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Pará (2006) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2010). Doutorado no Programa de Pós Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia – Rede BIONORTE. Atualmente é Docente na Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência em análises espaciais e gestão de Unidades de Conservação. Avaliação de Impacto Ambiental e Análise de Riscos Ambientais. Já elaborou diversos Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Plano de Gestão Municipal de Resíduos Sólidos. Participa de grupos de pesquisas sobre Planejamento e Modelagem Ambiental na Amazônia. É Conselheira do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA/PA, Perito Ambiental Judicial e Presidente da Associação dos Profissionais de Engenharia Ambiental do Estado do Pará.