INTRODUÇÃO
O profissional de Engenharia Ambiental surgiu durante a 1° Conferência Mundial sobre Meio Ambiente em Estocolmo, na Suécia que ocorreu no dia 05 de junho de 1972 e logo se estendeu pelo mundo todo (OLIVEIRA et al., 2013).
No Brasil, a ideia de formar novos profissionais relacionados ao meio ambiente e saneamento, surgiu em meados da década de noventa.
Objetivando defender direitos desses profissionais, surge à federação e associações regionais.
METODOLOGIA
Utilizaremos como metodologia o estudo exploratório, com levantamento inicial de dados secundários pesquisados em artigos, redes sociais das associações regionais, informações cedidas pela Federação Nacional de Engenharia Ambiental e Sanitária (Fneas) e pelas entidades relacionadas ao Sistema Confea/Crea que abordaram informações sobre os eventos realizados por tais profissionais.
Em um segundo momento realizou-se a revisão bibliográfica sobre o tema, através da obtenção de dados (local, número de pessoas envolvidas, dentre outros) com cada associação federada a cerca do evento que comemorou o dia do engenheiro ambiental.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Existem no Brasil, vinte e nove (29) associações de engenheiros ambientais que fazem parte da federação. Destas, somente treze (16), realizaram ações em comemoração ao dia do engenheiro ambiental no ano de 2019. Foi realizado o apanhado dessas ações para identificação número de envolvidos e respectivas regiões e parcerias no sistema Confea/Crea.
As ações realizadas em comemoração ao dia do engenheiro ambiental, ficaram mais evidentes quando analisamos o mapa a seguir e citamos as associações que desenvolveram as atividades em suas respectivas regiões.
Todas as federadas realizaram ações com apoio de membros do sistema Confea/Crea, seja cedendo o espaço físico, fornecendo apoio financeiro ou acrescentando com conhecimento. As parcerias foram fundamentais para realização dos eventos.
CONCLUSÃO
Após contextualização do presente resumo, em todos aspectos sobre o momento da criação do curso até o surgimento da Federação e demais associações é nítido o inevitável questionamento em relação à eficácia de pequenas ações, seja sobre o reconhecimento de profissionais e disseminação de informações.
Ainda, analisando o contexto das comemorações, podemos ter uma dimensão da proporção de eventos que foram realizados no Brasil, bem como notar a participação das associações que estão adensadas ao sistema Confea/Crea.
Por
fim, reconhecemos a importância em comemorar o dia do engenheiro ambiental,
mesmo ficando evidente a ausência na participação de várias associações.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
OLIVEIRA, V.F.; ALMEIDA, N. N.; CARVALHO, D. M.; PEREIRA, F. A. A. Um estudo sobre a expansão da formação em engenharia no Brasil. Juiz de Fora, Minas Gerais, 2013. In: Revista de Ensino de Engenharia da ABENGE – ISBN 0101 5001.
Fonte: Artigo Publicado pelas Engenheiras Ambientais Elizene Sarmento Rodrigues e Émilin de Jesus Casagrande de Souza no X Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental e Sanitária Recife(PE), 08 a 11 de outubro, 2019.
Baixar os Anais do evento clique aqui.