Atribuições em Saneamento e Meio Ambiente conferidas aos Técnicos Industriais.

Nos dias 16 e 27 de novembro de 2020, a FNEAS protocolou Parecer Técnico junto a Coordenação da Comissão Temática de Harmonização Interconselhos – CTHI do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA acerca das atribuições em Saneamento e Meio Ambiente conferidas aos Técnicos Industriais.

O encaminhamento dos documentos ao CONFEA foi motiva devido ao conteúdo das Resoluções nº 103 e 110 atribuidas pelos Conselho Federal dos Técnios Industriais. O objetivo da FNEAS, portanto, foi sugerir nova redação das atribuições específicas concedidas ao nível técnico tendo como base o nível de formação de profissionais graduados em Engenharia Ambiental ou Engenharia Ambiental e Sanitária.

As análises e sugestões foram realizadas no âmbito da Gerência Técnica da FNEAS, tendo como corpo técnico principal para o assunto em tela os seguintes profissionais:

Antônia Tatiana Pinheiro Do Nascimento

Elisa da Costa Guida

Liane de Moura Fernandes Costa

Luiza Scarpim

Maycon Junior Barreto

Wanessa Silva Rocha

A Gerência Técnica é coordenada pela Vice-Presidência da FNEAS, Liane de Moura Fernandes Costa, e tem por objetivo alavancar a categoria perante o cenário nacional e principalmente articular projetos junto ao Sistema CONFEA/CREA que visem o aperfeiçoamento das normas e a regulamentação da profissão dos Engenheiros Ambientais e/ou Sanitaristas, além de atuar em assuntos técnicos sugeridos pelas Federadas com formação de grupos temporários e submissão dos documentos encaminhados à Gerência Tecnica e à Diretoria da FNEAS.

Para o caso específico dos pareceres sobre as Resoluções do Conselho Federal dos Técnios Industriais a Vice-Presidência da FNEAS, Liane de Moura Fernandes Costa, fez o seguinte destaque: “Assim que os tomamos conhecimento das Resoluções, motivados principalmente por indagações sobre o conteúdo, montamos Grupos de Trabalho com profissionais voluntários. As contribuições foram trabalhadas, posteriormente, no âmbito da Gerência Técnica, gerando ótimas discussões quanto as atribuições e atuação dos profissionais. No geral, as sugestões foram no sentido detalhar melhor as atribuições, demonstrando o papel dos técnicos industriais nas áreas discutidas, Saneamento e Meio ambiente.”

Change this Subheading

Image Box Title

Change this description

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *