FINALIZADA MAIS UMA ETAPA DE ELABORAÇÃO DO PNRH 2022-2024

Nesta terça-feira (31) mais uma etapa do calendário do processo de elaboração do novo Plano Nacional de Recursos Hídricos foi finalizada.

Desde o mês de março tem sido realizada uma agenda intensa de Oficinas buscando reunir contribuições ao Diagnóstico e Prognóstico dos Recursos Hídricos no Brasil, bem como ao desenvolvimento dos cenários prospectivos do PNRH 2022-2040 e à identificação de propostas de objetivos e diretrizes para o Plano de Ação.  

Com este propósito foram realizadas 20 Oficinas, sendo cinco Regionais; sete para Diálogos Setoriais e com a Sociedade Civil; uma de Cenarização Prospectiva, e outras sete oficinas Temáticas.

Na primeira etapa, foram realizadas oficinas de trabalho regionais com os representantes dos Sistemas Estaduais de Gerenciamento de Recursos Hídricos – SEGREHs, das 27 Unidades Federativas.

Na sequência, foram iniciadas as oficinas de diálogo setoriais com instituições representativas dos setores da Irrigação/Agricultura, Saneamento, Energia, Indústria, Transporte Aquaviário, Pesca, Lazer e Turismo) e com organizações representativas da sociedade civil.

A Oficina de Cenarização Prospectiva teve como objetivo reunir contribuições para a construção dos cenários prospectivos do PNRH, com horizonte temporal de 2040, com base nos dados de Diagnóstico e Prognóstico apresentados pela ANA no Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos 2021 e na análise da evolução de variáveis que impactam a gestão dos recursos hídricos. A cenarização busca antever possibilidades para avaliar a efetividade das estratégias previstas no Plano de Ações e ser orientativa para a proposição dos programas do novo PNRH.

Na quarta etapa do calendário foram realizadas Oficinas Temáticas sobre Águas Subterrâneas; Revitalização de Bacias Hidrográficas; Gestão Transfronteiriça; Comunicação, Educação Ambiental e Capacitação; Gestão Costeira; Mudanças Climáticas; e Arranjos Institucionais para a Gestão de Recursos Hídricos.

A próxima etapa, denominada “Oficinas Regionais de Consolidação” está prevista para os dias 4 e 5 de outubro, com objetivo de consolidar os resultados do processo de elaboração do PNRH 2022-2040, obtidos nas oficinas já realizadas, na enquete pública e das contribuições espontâneas recebidas. O público-alvo serão os atores estratégicos do SINGREH, mas o processo é aberto a todos os interessados em acompanhar o processo de elaboração e aportar colaborações nos eventos.

Confira o calendário completo e outras informações sobre o processo participativo de elaboração do PNRH 2022-2040 no site.

Change this Subheading

Image Box Title

Change this description

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *