FNEAS em 10ª Edição da Série Diálogo Avançado discute Indicadores de Desempenho Ambiental em Aeroportos

No dia 06 de outubro de 2020, a Engenheira Ambiental e Civil Liane de Moura Fernandes Costa moderou a  10ª Edição da Série Diálogo Avançado, cujo tema foi “Indicadores de Desempenho Ambiental em Aeroportos”.

Houve a participação de dois Engenheiros Ambientais Rodrigo Augusto Gazal Tavares e Ronan Fernandes Moreira Neto.

O Eng. Ambiental Rodrigo Tavares demonstrou os aspectos ambientais do aeroporto de Salvador/BA, enquanto que o Eng. Ambiental Ronan Fernandes apresentou dados sobre artigo científico elaborado por equipe da INFRAERO sobre indicadores de desempenho ambiental de aeroportos públicos brasileiros.


O  Eng. Ambiental Ronan Fernandes destacou que: “Independente do operador dos aeroportos, o papel da INFRAERO é trabalhar no desenvolvimento da aviação nacional, em todos os setores.” Neste contexto, o  Eng. Ambiental Rodrigo Tavares destacou em discussão após o evento que: “O mercado aéreo está bastante movimentado no Brasil com as concessões. Para 2012, serão mais 22 aeroportos concessionados.”

Diante do exposto, o  Eng. Ambiental Rodrigo Tavares conseguiu para os membros das Associações vinculadas à FNEAS um desconto de 55% no Master in Sustainable Air Transport Management. O valor do investimento passará de e 7250 Euros para 3250 Euros. Sendo que, para mais informações e matrículas, entrar em contato com: Rodrigo Tavares – Co-Diretor MATSM e Gerente de Meio Ambiente do Salvador Bahia Airport – codirectormatsm@itaerea.es

Master in Sustainable Air Transport Management é promovido pela ITAérea (Aeronautical Business School, de Madri), em aliança com a UNITAR (ONU), desenvolveram o Master in Sustainable Air Transport Management – MATSM, alinhado com objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

O MATSM tem modelo e-learning, com carga horária de 600 horas e professores renomados internacionalmente, abordando a sustentabilidade do transporte aéreo de forma holística através dos seguintes módulos:


I- Sustainable Management of the Airports

II- Sustainable Management of the Airlines

III- International Air Law

IV- Sustainable Management of the Air Navigation

V- Sustainable Management of the Aeronautical Industry

VI- Master Thesis

O Diploma é entregue pelas duas instituições e a cerimônia de graduação acontece no Palácio das Nações, casa das Nações Unidas, em Genebra.


A Série Diálogo Avançado com tema “Indicadores de Desempenho Ambiental em Aeroportos” pode ser apreciada por meio do YouTube da FNEAS no link: https://www.youtube.com/watch?v=gW7OtJxlSxs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *