Você sabe criar um Mapa de Localização? (Curso EAD do FNEAS)

Você já parou para pensar que todo trabalho acadêmico e técnico precisa identificar a localização de onde ocorreu a pesquisa ou onde esta situado o empreendimento.

O trabalho de Souza e colaboradores (2017)* avaliou o potencial de geração de drenagem ácida de vários locais na Bacia Carbonífera de Santa Catarina. Sem um mapa de localização, você saberia dizer onde é essa bacia? Será que a área que você esta trabalhando agora sofre alguma influência destes ambientes estudados?

Kath e colaboradores (2015)* caracterizaram as águas subterrâneas do Distrito Fluorítico de Santa Catarina. Novamente, sem um mapa de localização, nos perdemos e não sabemos dizer que as águas que estamos estudando (caso tenhamos algum trabalho na região) apresentam características semelhantes às apresentadas por estes autores.

E a cidade de Lacerdópolis? Sabe onde fica? Onde há um EIA/RIMA para a instalação de uma PCH? Ao pegar o RIMA, você vai ter acesso ao mapa de localização, conseguindo descobrir se o empreendimento que você esta licenciando será afetado por essa obra ou não.

Percebeu como é importante a criação de um mapa de localização.

Por isso, foi criado um curso online de mapa de localização utilizando o software gratuito QGIS 3.4 para os profissionais da engenharia ambiental e sanitária.

Neste curso de introdução ao QGIS, eles irão aprender a baixar e instalar o QGIS 3.4; os elementos da interface gráfica do QGIS; Quais são os arquivos usualmente utilizados no SIG; O que são tabelas de atributos; Sistemas de projeção; Onde baixar arquivos vetoriais para os mapas; Principais itens de um mapa (Norte, Escala, Legenda e Grade); Simbologia; Como montar um mapa no Compositor de Layout; Como salvar um modelo e como exportar o mapa criado.

Após finalizar o curso, o profissional será capaz de criar seus próprios mapas de localização, assim como, poderá avançar para outros tipos de mapa, pois já domina os conceitos básicos do QGIS.

Ficou curioso e quer conhecer o curso? Clique neste link para acessar a área de Cursos EAD do FNEAS (Disponível somente para os profissionais da Engenharia Ambiental e Sanitária vinculados ao FNEAS e às associações estaduais).

——————–

* SOUZA, F.B.; ALEXANDRE, N.Z.; GALATTO, S.L.; SIMÃO, G. Avaliação do Potencial de Geração de Drenagem Ácida através da Aplicação de Métodos Estáticos. V Congresso Brasileiro de Carvão Mineral. Criciúma (SC). 29 de maio a 01 de junho de 2017. 2017, 8p.

* KATH, C.; NEVES, P.C.P.; IONESCU, L.I. Caracterização Hidrogeoquímica dos Íons predominantes nas Águas Subterrâneas da Mina 3 (Companhia Nitroquímica Brasileira), Morro da Fumaça, Santa Catarina, Brasil. Southern Brazilian Journal of Chemistry. v. 23, n. 23. 2015. p.2-21.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *