XI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

Inovação no licenciamento ambiental; resultados preliminares e desafios das empresas na universalização dos serviços perante o Marco Regulatório; licenciamento ambiental de empreendimentos de geração de energia; supervisão ambiental de empreendimentos ferroviários; 10 anos do Novo Código Florestal e logística reversa. Com o debate desses temas foi aberto, nesta segunda (31/10), no Parque Barigui, em Curitiba, o XI Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental e Sanitária.  Com patrocínio do Confea, o evento realizado pela Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária – Fneas e pela Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais – Apeam, em formato híbrido, acontece até 2 de novembro. Confira a programação e a transmissão do evento no Youtube.

Em pé, a Presidente do CREA/RS, Eng. Amb. Nanci Walter

Na mesa de abertura oficial do evento, o conselheiro federal e superintendente do Ibama-PR eng. agr. Luiz Lucchesi, a presidente do Crea-RS, eng. amb. Nanci Walter, o presidente do Crea-PR, eng. civ. Ricardo Rocha, e o presidente da Mútua, eng. agr. Francisco Almeida representaram o Sistema Confea/Crea e Mútua.  Ex-presidente da Fneas e gerente de Relacionamentos Institucionais do Confea, o engenheiro ambiental Renato Muzzolon Júnior também participou da cerimônia.

A mesa contou ainda com as presenças da presidente em exercício da Fneas, eng. amb. Antônia Tatiana Pinheiro do Nascimento; do presidente da Apeam e coordenador nacional do Colégio de Entidades Regionais (Cder), eng. amb. Luiz Guilherme Grein Vieira; do superintendente de Controle Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba, zootecnista Marcos Elias Traad da Silva; da eng. civ. Raquel Veríssimo, da Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologia Ambiental – Apemeta; e do secretário de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná, geol. Everton Souza.

Na esquerda, a Presidente Interina da FNEAS, Eng. Amb. Tatiana Pinheiro

A presidente em exercício da Fneas, eng. amb. Tatiana Pinheiro, comentou o desafio de trazer o XI Sbea para o Paraná. “Tivemos dois anos de pandemia, e o Sbea ocorreria em Manaus no ano passado, mas não foi possível. Mas tudo isso serviu para fortalecer esse elo da federação com a Apeam, sabemos da importância da representação da Apeam”, disse, agradecendo pela parceria. “A engenharia ambiental, e sanitária, em alguns estados, é uma engenharia nova. Somos um público novo, cheio de garra e união. Durante a pandemia, estivemos em várias frentes, como a construção de hospitais, gerenciamento de resíduos sólidos, saneamento, e depois construímos a nova forma de sanear o Brasil. Precisamos nos unir, utilizar o potencial técnico que temos numa nova visão de sustentabilidade. É um momento de fortalecimento para a gente se posicionar”, afirmou, saudando os participantes do evento.

Presidente da Apeam, Luiz Guilherme Vieira saudou as lideranças presentes. “São parceiros que acreditam no trabalho da engenharia ambiental do Brasil”, disse, agradecendo especialmente o empenho da presidente da Fneas, Tatiana Pinheiro. “Fiquei impressionado com a qualidade de todo o evento. São mesas-redondas que ocorrem no mesmo horário, uma oportunidade única de ouvir tantas pessoas boas, aprender e compartilhar conhecimento”, sugeriu, destacando o simbolismo do local do evento. “Boa parte dessa fama de cidade ambiental de Curitiba se deve à criação desse parque urbano, talvez o principal da cidade”, disse, ressaltando aspectos da infraestrutura, da mobilidade e da biodiversidade do local.

Em pé, o Presidente da APEAM, Eng. Amb. Luiz Guilherme Vieira

A matéria também pode ser vista na íntegra, clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *