Entrevista com o Engenheiro Ambiental Samuel Almeida Fonseca para o dia Mundial da Água

Hoje dia 22/03/2020 comemoramos o Dia Mundial da Água e como uma forma de mostrar sua importância entrevistamos alguns profissionais que trabalham com Recursos Hídricos.

O profissional entrevistado foi o Engenheiro Ambiental Samuel Almeida Fonseca.

Engenheiro Ambiental Samuel Almeida Fonseca.

Samuel é Engenheiro Ambiental formado pela Universidade de Brasília, com formação complementar em Engenharia de Recursos Hídricos pela Western Michigan University. Desde 2016 atua na Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal.

QUESTIONÁRIO PARA O DIA MUNDIAL DA ÁGUA FNEAS

1) Há quanto tempo você trabalha com Recursos Hídricos?

R: Trabalho com recursos hídricos desde 2016.

2) Nos conte quais as maiores dificuldades encontradas em sua área?

R: A maior dificuldade ao lidar com a gestão de recursos hídricos no Distrito Federal é garantir seus usos múltiplos, uma vez que a unidade da federação fica localizada em região de cabeceira e assim dispõe de baixa oferta de água, aliada a um expressivo crescimento populacional.

3) Qual a importância que a água tem para sua vida e para a sociedade?

R: A água é de fundamental importância para a sociedade (incluindo minha vida) uma vez que o planejamento do uso e ocupação do solo têm que obrigatoriamente levar em consideração a disponibilidade hídrica. Assim, a água define como se dará o desenvolvimento social.

4) O que acha que precisa ser feito para alterar esse quadro de descaso com nossas águas?

R: De parte do poder público, o Distrito Federal talvez destoe da realidade de outras unidades da federação, uma vez que possui uma autarquia responsável pela gestão e fiscalização do uso de recursos hídricos e pela regulação do sistema de saneamento básico, o que permite a integração entre essas áreas que são afins.

De parte da sociedade, após o período de crise hídrica, é notório que houve sensibilização quanto à questão dos recursos hídricos no DF. Esse fenômeno pode ser em parte explicado pelas contínuas campanhas em prol do uso racional de água veiculadas pela mídia e órgãos competentes.

5) O que um profissional que trabalha ou quer trabalhar com Recursos hídricos deve ter?

R: O profissional que se interessa por essa área deve estar disposto a adquirir habilidades computacionais (programação, geoprocessamento, modelagem)

Além de gosto pelas ciências matemáticas, naturais e sociais.

6) Qual mensagem você deixa aos futuros profissionais?

R: A gestão de recursos hídricos é um segmento estratégico para o desenvolvimento social e econômico do Brasil respeitando a sua biodiversidade.

É uma área que demanda constante aperfeiçoamento, muito esforço, e muito amor, contudo é recompensadora a sensação de que a cada resolução de conflitos você contribuiu para um mundo melhor!

1 comentário em “Entrevista com o Engenheiro Ambiental Samuel Almeida Fonseca para o dia Mundial da Água

  1. Liane Moura Fernandes Costa Responder

    Muito bom! Parabéns aos Engenheiros que trabalham com Recursos Hídricos!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *