Entrevista com o Engenheiro Ambiental Tadeu Mendonça de Novais Teixeira para o dia Mundial da Água

Hoje dia 22/03/2020 comemoramos o Dia Mundial da Água e como uma forma de mostrar sua importância entrevistamos alguns profissionais que trabalham com Recursos Hídricos.

O profissional entrevistado foi o Engenheiro Ambiental Tadeu Mendonça de Novais Teixeira.

Engenheiro Ambiental Tadeu Mendonça de Novais Teixeira.

Tadeu é colaborador técnico na Superintendência de Recursos Hídricos da Adasa (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal), atuando nas áreas de recursos hídricos e geoprocessamento na Coordenação de Outorga. Engenheiro Ambiental pela Universidade de Brasília (UnB), com período de graduação-sanduiche na Michigan State University (EUA) e Mestre em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pelo PTARH (UnB).

QUESTIONÁRIO PARA O DIA MUNDIAL DA ÁGUA FNEAS

1) Há quanto tempo você trabalha com Recursos Hídricos?

R: Trabalho diretamente na área de Regulação de Recursos Hídricos há pouco mais de dois anos.

2) Conte-nos quais as maiores dificuldades encontradas em sua área?

R: A gestão de recursos hídricos envolve uma análise ampla de vários aspectos, de modo que, para que seja eficiente, deve-se buscar soluções que atentem para os mais diversos segmentos envolvidos e resultem na que seja mais benéfica à coletividade e ao meio ambiente. Em várias situações, contudo, essa tarefa não é simples e exige muita discussão entre técnicos, sociedade civil e tomadores de decisão.
Outra dificuldade normalmente enfrentada por técnicos da área reside na restrita disponibilidade de dados e informações para auxiliar no desenvolvimento de modelos de simulação (hidrológico, hidráulico, de qualidade da água e outros) e na tomada de decisão. Em muitas regiões, em virtude de uma série de fatores, a capacidade de se obter dados climáticos, pluviométricos e fluviométricos, como exemplo, é muito limitada, o que torna difícil, e as vezes inviável, a proposição de boas soluções.

3) Qual a importância que a água tem para sua vida e para a sociedade?

R: A água é um bem indissociável à qualidade de vida de todos. Por vezes, ao nos referimos ao uso cotidiano que fazemos da água, esquecemo-nos do uso inerente aos processos produtivos que resultaram nos objetos que utilizamos. Como “fonte da vida”, indubitavelmente a água é o pilar central que possibilita a criação e a sustentação de todas as sociedades.

4) O que acha que precisa ser feito para alterar esse quadro de descaso com nossas águas?

R: Acredito que a melhor maneira seja a conscientização das pessoas para o uso racional dos recursos hídricos. Apesar de esta ser uma resposta comumente empregada para essa pergunta, a conscientização, principalmente aquela resultado de campanhas educativas, possibilita que todos tenham noção da magnitude e do impacto das ações que visam o uso consciente da água.
Em anos recentes, a população do Distrito Federal viveu um período crítico de escassez hídrica, irrompendo em diversas medidas de restrição do consumo. Inúmeras ações foram articuladas para tratar a situação, tanto estruturais quanto não estruturais, sendo uma delas a divulgação intensa de publicidade vinculada ao uso consciente da água e a necessidade de mudanças de hábitos para o enfrentamento da crise hídrica. Como resultado, estima-se que houve uma redução do consumo em torno de 10%, mesmo com a taxa de crescimento populacional de 2% no Distrito Federal.
Em que pese a importância das demais ações para superar a situação de escassez e da melhoria dos níveis pluviométricos pós crise hídrica, este é um claro exemplo que evidencia a importância do conhecimento das pessoas quanto ao uso da água.

5) O que um profissional que trabalha ou quer trabalhar com Recursos hídricos deve ter?

R: Assim como em tantas outras áreas, o profissional que atua com Recursos Hídricos deve ter um grande apreço pelo tema, buscar constante aprimoramento profissional e acadêmico, ter curiosidade para pesquisar avanços em tecnologia e métodos de gestão, e percepção da importância da área e dos impactos das decisões tomadas no âmbito dos recursos hídricos para a sociedade e o meio ambiente.

6) Qual mensagem você deixa aos futuros profissionais?

R: Aos futuros profissionais de Recursos Hídricos, tenham em mente que esta área de atuação é bastante ampla e complexa, ao mesmo tempo em que é instigante e desafiadora.
Nas mais diversas situações seremos demandados a fornecer soluções que precisam estar em concordância nos âmbitos técnico, legal e mesmo político, a pesquisar e propor novas mecanismos para resolução de problemas específicos, a estar em constante processo de aprendizagem e aprimoramento profissional, e a defender os objetivos da PNRH, principalmente o de “assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de água, em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos”.
Sem dúvida, muito já foi desenvolvido pelos excepcionais profissionais que nos antecederam, mas caberá a nós e às futuras gerações a responsabilidade de buscar soluções para os problemas que certamente ainda surgirão.

1 comentário em “Entrevista com o Engenheiro Ambiental Tadeu Mendonça de Novais Teixeira para o dia Mundial da Água

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *